-->


Home / Notícias / Últimas Notícias
16/02/2009 - Tributos
Contribuinte tem até a meia-noite de 30 de abril para declarar IR
Rádio Sociedade AM

Os contribuintes que receberam, noa ano passado, salários superiores a R$ 16.473,72 ou qualquer tipo de rendimento isento ou tributado exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil, terão de 2 de março até o dia 30 de abril para fazer a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda (ano-base 2008).

A informação foi divulgada pelo coordenador do Imposto de Renda da Receita Federal do Brasil, Joaquim Adir. Segundo adir, as normas para a declaração são praticamente iguais às do ano passado. Mudam apenas a correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda e a inclusão, neste ano, da possibilidade de o declarante entregar o documento até as 24h do último dia do prazo (o limite era até as 20h).

Outra concessão, anunciada por Joaquim Adir, diz respeito ao agendamento para pagamento da primeira quota, no caso de imposto a pagar. O agendamento para desconto em conta-corrente, pela própria Receita, só era possível a partir da segunda quota, mas agora o contribuinte poderá se beneficiar da sistemática também no caso da cota inicial, a ser paga no último dia útil de abril, desde que entregue sua declaração até o final de março.

A expectativa da Receita, de acordo com Joaquim Adir, é de receber em torno de 25 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), com pequeno aumento sobre as 24,3 milhões de declarações recebidas no ano passado, referentes ao ano-base 2007.


 
 
voltar para índice de noticias Parlamentares