-->


Home / Notícias / Unafisco na Mídia
22/10/2008 - Crise sistêmica
Portal Foz
Secretária da Receita Federal aborda Crise Econômica na abertura do XI CONAF

Na abertura do XI CONAF (Congresso Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), que começou no dia 19 de outubro (domingo), em Foz do Iguaçu (PR), a secretária da Receita Federal Lina Vieira fez uma avaliação da crise econômica mundial. “Não estamos diante de mais uma crise. Estamos diante de uma crise sistêmica. Uma crise que obrigou o mundo desenvolvido a estatizar a maior parte do setor bancário. Algo que há pouco tempo, ninguém podia imaginar”, destacou a secretária durante seu discurso para mais de 450 auditores-fiscais.

Mais adiante, Lina Vieira destacou os possíveis caminhos para amenizar a crise a partir da atuação das carreiras do Fisco. “Tal situação exigirá do organismo estatal, e de todos nós, servidores de Estado do Fisco, respostas suficientes, precisas e adequadas. O país dependerá do acerto delas. O nosso povo, também”, ressaltou. “Da eficácia da nossa resposta podem depender os empregos de milhares de trabalhadores e o equilíbrio macroeconômico”, avaliou Lina.

Também falando sobre a crise, o presidente do Unafisco Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Pedro Delarue, disse que a possibilidade de impacto na economia do país é bastante considerável. “É de se prever que, por mais eficazes que sejam os esforços para melhorar a máquina arrecadatória diante da crise, a recessão mundial acabe, sim, causando um impacto na arrecadação brasileira”, disse Delarue.

Ele reforçou ainda a necessidade de uma política tributária mais justa. “Mais do que nunca, é necessário que tenhamos consciência de nossas obrigações perante a sociedade, inclusive na formulação de políticas tributárias mais equânimes e menos onerosas para as camadas mais sofridas do povo brasileiro”.

O XI CONAF acontece até 25 de outubro e é promovido pelo Unafisco Sindical.
[ .Lina Vieira secretária da Receita Federal durante discurso de abertura do XI CONAF em Foz do Iguaçu]



 
 
voltar para índice de boletins Parlamentares