-->


Home
Brasília, 19 de janeiro de 2009

ANO XIV

Nº 2768

     

Lista Quíntupla
Sucor esclarece processo seletivo para delegados e inspetores

Em reunião realizada na sexta-feira (16/1) com representantes do Unafisco Sindical, da Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) e da Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da RFB), o subsecretário de Gestão Corporativa da Receita, Odilon Neves Júnior, apresentou os novos instrumentos que serão utilizados no processo seletivo de escolha de delegados e inspetores.

De acordo com o subsecretário, as informações originárias de três bases de dados alimentarão a etapa inicial do processo. Uma das fontes é o chamado Banco de Talentos que conterá informações sobre formação acadêmica e profissional dos servidores. A segunda é o chamado Quadro de Vagas, sistema que possibilitará aos Auditores acompanhar dados atualizados de vacâncias disponíveis em todo o país. E o terceiro é o Painel de Reconhecimento de Mérito – uma avaliação anual feita pelos servidores sobre os colegas. Segundo Odilon Neves, para evitar que os questionários gerem situações constrangedoras, nas avaliações será preservado o sigilo sobre o servidor que preencher a avaliação.

Com todas essas informações disponíveis, um sistema computadorizado cruzará os dados e gerará uma lista com cinco nomes dos Auditores com a maior pontuação de acordo com critérios pré-definidos. A partir daí, inicia-se uma análise curricular mais subjetiva e um treinamento feito pela Esaf (Escola de Administração Fazendária) para que os cinco participantes elaborem um plano de gestão para a unidade em que pleiteiam a vaga. Por último, os candidatos farão uma defesa do plano diretamente para a secretária da RFB, Lina Maria Vieira, que elegerá um deles.

Após a apresentação do modelo, Odilon alertou que, embora alguns tenham receio quanto à função do Banco de Talentos, a utilização do instrumento é mais ampla do que a de simples coleta de informações para seleção de pessoal para cargos de chefia. “O Banco é uma necessidade da Gestão de conhecer os servidores. Ele está dissociado da idéia de uso exclusivo para provimento de cargos”, explicou.

Reuniões semanais – Durante o encontro de sexta-feira, também foi anunciado que a partir da próxima semana, as entidades representativas terão reuniões semanais com a Cogep (Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas) para tratar de assuntos de interesse da Classe. A iniciativa foi elogiada pelas entidades. “A Cogep é uma das áreas em que está concentrada a maior parte de nossas demandas e isso poderá ser muito positivo”, avaliou Delarue. Conforme acordado, as entidades deverão enviar as sugestões para a pauta da reunião na semana anterior ao encontro para que sejam definidos os assuntos a serem tratados.

Demandas – O presidente do Sindicato também pediu informações sobre pontos considerados importantes para a Classe, como reajuste dos valores referentes à diária, à indenização de transporte e ao auxílio-alimentação. “A defasagem é muito alta e é necessário que haja uma correção o mais rápido possível”, disse. Odilon afirmou que no que diz respeito às diárias já foi enviado à Casa Civil uma exposição de motivos do Ministério da Fazenda solicitando o reajuste. Quanto aos outros pontos, o subsecretário afirmou que há disposição para discutir, buscando uma solução.

Delarue cobrou também a retomada das discussões sobre questões como a LOF (Lei Orgânica do Fisco) e de regras “perenes e justas” para o concurso de remoção. “Queremos a criação de Grupos de Trabalho com a participação das entidades para que possamos debater esses temas que são de grande interesse para a Classe”, afirmou. O subsecretário disse que os assuntos poderão ser pautados para as próximas reuniões.

INÍCIO

DEN em Ação
Homologação de estágio probatório deve ocorrer em breve

Após reiteradas ações da DEN (Diretoria Executiva Nacional) exigindo o cumprimento das decisões judiciais que garantiam a homologação do estágio probatório em 24 meses, a Cogep (Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas) finalmente repassou à COGRH (Coordenação-Geral de Recursos Humanos do Ministério da Fazenda) os dados dos Auditores-Fiscais que terão os estágios homologados brevemente.

De acordo com o ex-coordenador da Cogep, José Aparecido, o atraso para o atendimento ocorreu em função de questões administrativas. “Houve dificuldades burocráticas que estão praticamente resolvidas”, afirmou. Ainda segundo Aparecido, serão homologados somente os estágios probatórios dos Auditores incluídos nas ações judiciais. Isto quer dizer que todos os filiados do Unafisco, em função das ações iniciadas pelo Departamento de Assuntos Jurídicos da DEN, serão atendidos.

José Aparecido falou sobre o assunto em reunião com representantes das entidades do Fisco na sexta-feira (16/1), após ser questionado pelo diretor de Finanças do Unafisco, Luiz Gonçalves Bomtempo. Aparecido alertou, porém, que, neste primeiro momento, os Auditores da 2ª RF (Região Fiscal) não serão atendidos. De acordo com ele, as unidades da região ainda não conseguiram repassar as informações necessárias para o cumprimento da determinação judicial.

INÍCIO

Mudança
Cogep tem novo titular

Novo cogep.jpg

A Cogep (Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas) tem novo titular. O Auditor-Fiscal William Darwin Junior (à esquerda na foto) assumiu a pasta depois de deixar a assessoria da Sucor (Subsecretaria de Gestão Corporativa).

O anúncio foi feito na sexta-feira (16/1) pelo subsecretário de Gestão Corporativa, Odilon Neves Júnior. O Auditor-Fiscal José Aparecido (à direita) deixa a função, mas permanece na Sucor.

INÍCIO

Nota de falecimento

A DS (Delegacia Sindical) Ceará comunica o falecimento, aos 86 anos de idade, do Auditor-Fiscal aposentado José Maria Frota Aguiar, ocorrido no último dia 12 de janeiro. A DEN (Diretoria Executiva Nacional) e a DS Ceará manifestam seu profundo pesar e consternação e se solidarizam com a família neste momento de dor.

 

INÍCIO

 

DIRETORIA EXECUTIVA NACIONAL

 

 

DEN em Ação
Homologação de estágio probatório deve ocorrer em breve

Mudança
Cogep tem novo titular
Nota de falecimento
   
   

Boletim em
formato word