-->


Home
Brasília, 7 de maio de 2008

ANO XIII

Nº 2593

     

Avaliação
DEN e CNM encaminham pela suspensão da greve


Decisão do Comando e da DEN ocorreu após reunião no
Ministério do Planejamento

Depois de reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) levou ao CNM (Comando Nacional de Mobilização) na tarde de ontem (6/5) o apelo feito pelo representante do Executivo para que os Auditores-Fiscais suspendam a greve como condição para reabrir as negociações.

Durante o encontro com Paulo Bernardo, ele manifestou a preocupação do Governo em retornar à normalidade da situação com o fim da greve. “Este encontro é uma demonstração de boa vontade da parte do Governo”, disse no início da reunião. Logo em seguida, o ministro afirmou que no entendimento do Governo já se chegou ao limite em termos de avanços financeiros, mas que ainda há espaço para negociação com uma suspensão do movimento. “Para que ocorra avanço com greve, a categoria teria de derrubar o Governo, o que é improvável”, completou.

De acordo com o ministro, uma suspensão no movimento paredista criaria um ambiente favorável à negociação. Bernardo disse ainda que mesmo temas polêmicos, como o corte de ponto e o sistema de avaliação para promoção na carreira, poderão ser negociados.

Da audiência com o ministro, participaram os presidentes do Unafisco Sindical, Pedro Delarue; da Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Lupércio Montenegro; do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho), Rosa Maria Campos Jorge, além da vice-presidente de Política de Classe e Relações Interassociativas da Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Maria do Carmo Costa Pimentel. A conversa durou pouco mais de trinta minutos e contou com a presença do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva.

Análise – Depois de uma análise de conjuntura e de fazer um levantamento acerca do posicionamento das bases, a DEN, a Fenafisp e o CNM concluíram por 21 votos contra seis recomendar à Classe a suspensão da paralisação como caminho mais viável para o movimento no atual contexto.

É preciso deixar claro que a decisão final será tomada pelos Auditores-Fiscais na Assembléia Nacional de amanhã (8/5). Na avaliação das entidades que representam o Fisco, a suspensão seria uma nova demonstração de boa vontade e de disposição da Classe para o diálogo. Nesse cenário, caberia então ao Governo aproveitar a oportunidade e negociar de fato.

Hoje, a greve completa 50 dias. Os reflexos da paralisação em todo o Brasil já são mais que evidentes e, inclusive, reconhecidos pelo próprio Governo. Uma trégua no movimento significa voltar à mesa de negociação depois de deixar clara a insatisfação dos Auditores-Fiscais com o tratamento recebido até agora por parte do Governo.

Nesse contexto, caso a Classe vote pela suspensão da greve, caberá ao Governo demonstrar boa vontade política para negociar todos os pontos da pauta, inclusive os de repercussão financeira.

Os indicativos para a Assembléia de amanhã estão no Fórum de Discussão, da Área Restrita do site do Unafisco.

INÍCIO

 

Mobilização
Zambiasi reafirma compromisso de interlocução com Governo

Em reunião com os Auditores-Fiscais na tarde de ontem (6/5), o senador Sérgio Zambiasi (PTB/RS) reafirmou a disposição de continuar como interlocutor da Classe nas negociações com o Governo.

“Nosso compromisso é com a ampliação do diálogo. A retomada das conversas que já aconteceu esta semana deve ser consolidada. E esse é o nosso papel, dos congressistas, auxiliar nesse processo”, afirmou Zambiasi.

O senador elogiou a iniciativa da Classe de incluir os parlamentares na interlocução com o Governo, o que, segundo ele, contribuiu para facilitar o avanço das negociações. “O parlamento é a base do diálogo,” disse.

Zambiasi prometeu levar, ainda na tarde de ontem, as preocupações dos Auditores ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e reforçar a necessidade do avanço das negociações. O presidente do Unafisco, Pedro Delarue, disse que o compromisso do senador será levado aos Auditores e vai ter peso na decisão sobre os rumos da mobilização.

Audiência – Durante a reunião, Delarue relatou a audiência com Paulo Bernardo, que ocorreu pouco antes do encontro com Zambiasi. Segundo o presidente do Unafisco, o ministro afirmou não haver espaço para avanços financeiros. No entanto, Delarue acredita que mesmo na área financeira será possível construir um avanço, se houver boa vontade dos dois lados e intermediação do parlamento.

O presidente do Unafisco considera uma mudança na posição do Governo o fato de ele ter recebido os Auditores e se comprometido a retomar as negociações. “Caso a categoria decida pela suspensão da greve, é fundamental continuar tendo o apoio dos parlamentares na interlocução”, completou.

Também estiveram presentes na reunião, o deputado estadual do Rio Grande do Sul, Frederico Antunes (PP), o vice-presidente do Unafisco, Gelson Myskovsky, o diretor-adjunto de Assuntos Parlamentares da DEN (Diretoria Executiva Nacional), João Santos, a diretora de Assuntos de Aposentadoria da DEN, Clotilde Guimarães, o vice-presidente da DS (Delegacia Sindical) Porto Alegre (RS), Fernando Magalhães, e os Auditores Luis Henrique Franca, de Belo Horizonte, e Alfredo de Figueiredo Laydner Filho, de Porto Alegre.

INÍCIO

 

Articulação
Auditores reúnem-se com deputado durante Trabalho Parlamentar

Auditores-Fiscais reuniram-se ontem (6/5) com o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) com o objetivo de conseguir o apoio do parlamentar nas negociações da atual Campanha Salarial. A audiência foi viabilizada pela presidente do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho), Rosa Campos.

O deputado petista mostrou-se sensível às reivindicações da Classe e comprometeu-se a se esforçar para que haja logo um consenso entre o Governo e as categorias do Fisco Federal. Também disse que irá conversar com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sobre os pleitos dos Auditores-Fiscais.

Representaram a DEN (Diretoria Executiva Nacional), o primeiro vice-presidente, Gelson Myskovsky; o diretor-adjunto de Assuntos Parlamentares, João Santos; e a diretora de Aposentadoria, Proventos e Pensões, Clotilde Guimarães. Também participaram da reunião, o Auditor-Fiscal Luiz Henrique Franca (Belo Horizonte) e a diretora de Assuntos Parlamentares da Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Elizabete Ferraz.

 

INÍCIO

Congresso Nacional
Auditores promovem encontro na Câmara

Hoje, a partir das 18 horas, os Auditores-Fiscais promovem um encontro no Plenário 16, da Câmara dos Deputados, com diversos parlamentares que têm auxiliado na interlocução com o Governo.

O objetivo é garantir que, mesmo se os Auditores decidirem suspender a greve, os deputados e senadores continuarão apoiando as reivindicações da Classe e buscando o avanço das negociações.

A DEN (Diretoria Executiva Nacional), por meio da Diretoria de Assuntos Parlamentares, contatou ontem (6/5) os parlamentares que viabilizaram a reunião com o Governo quando as negociações estavam paradas, convidando-os a participar do encontro de logo mais à noite.

Nesse momento de redefinição dos rumos do movimento reivindicatório, o apoio que os Auditores vem recebendo no Congresso é fundamental.

INÍCIO

 

Caxias do Sul
Auditores apresentam propostas de indicativos e divulgam manifesto

A DS (Delegacia Sindical) Caxias do Sul (RS), em reunião local ocorrida na última segunda-feira (5/5), debateu as preocupações e anseios da Classe no atual momento da greve e, em conjunto, elaborou um documento através do qual são apresentadas considerações sobre o movimento, além de sugestões de indicativos para a próxima assembléia. Por se tratar de assunto estratégico para a mobilização, o documento está disponível na Área Restrita do site do Unafisco.

Manifesto - Na Assembléia Nacional do dia 30 de abril, os Auditores filiados à DS/Caxias do Sul aprovaram um manifesto a respeito da negociação da Campanha Salarial que também está na Área Restrita.

 

INÍCIO

Deliberações
Juiz de Fora elabora sugestões de indicativos

Os Auditores-Fiscais filiados à DS (Delegacia Sindical) Juiz de Fora (MG) e ao Sindifisp/MG (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil do Estado de Minas Gerais) em Assembléia Local Conjunta, ontem (6/5), deliberaram enviar documento ao CNM (Comando Nacional de Mobilização) e às Diretorias Nacionais do Unafisco e da Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) com o objetivo de contribuir para a condução do atual movimento paredista. Confira na Área Restrita.

INÍCIO

 

 

FOTO LEGENDA

Recife.jpg

Recife (PE) – Auditores-Fiscais da DS (Delegacia Sindical) da capital pernambucana participaram ontem (6/5) de um café-da-manhã para avaliação do movimento paredista.

 

INÍCIO

 

Unidade
DS/Brasília envia moção sugerindo medidas para fortalecer a greve

A DS (Delegacia Sindical) Brasília (DF) elaborou uma moção na qual sugere a adoção de algumas medidas que julgam imprescindíveis ao fortalecimento do processo de negociação, a fim de evitar a redução e enfraquecimento da greve.

“Os Auditores-Fiscais de Brasília (DF) vêm mantendo o mais forte movimento da história do Distrito Federal, atendendo aos chamados feitos pelo Comando Local e contribuindo sobremaneira para a mobilização em nível nacional”, explica a DS.

Leia na Área Restrita a moção enviada pela DS/Brasília.

INÍCIO

 

Rio de Janeiro
Auditores conclamam união da Classe

O Comando Local de Mobilização do Rio de Janeiro envia nota conclamando os Auditores-Fiscais a resistirem às pressões e a se manterem mobilizados em prol da Campanha Salarial.

“Ressaltamos que é muito importante permanecermos mobilizados para, na assembléia nacional do dia 08 de maio, decidirmos de forma coletiva os rumos do movimento”, conclui a nota que pode ser lida anexa a este Boletim.

INÍCIO

 

Encaminhamentos
DS/Pará apresenta sugestões para futuro da greve

A DS (Delegacia Sindical) Pará encaminhou um manifesto em que externa sua posição político-sindical a todos os Auditores-Fiscais, inclusive com sugestões de encaminhamentos relacionados ao futuro da greve. O manifesto pode ser lido na Área Restrita.

INÍCIO

 

Pará
DS consegue apoio de seis parlamentares paraenses

O trabalho parlamentar dos Auditores-Fiscais paraenses, desenvolvido nos últimos dias, reverteu-se no apoio de seis parlamentares, que se comprometeram a interceder em favor da Classe. São eles: os deputados federais Zenaldo Coutinho (PSDB), Gerson Peres (PP), Vic Pires Franco (DEM), Lucio Vale (PR), Zequinha Marinho (PMDB) e o senador José Nery (PSOL).

Confira anexo boletim encaminhado pela DS Pará com matéria sobre o assunto.

INÍCIO

 

Prevenção
Unafisco Saúde faz vacinação antigripe

Com a proximidade do inverno, começam a surgir problemas relacionados a gripes e resfriados. Por isso, até o final de junho, o Unafisco Saúde estará realizando a vacinação contra o vírus da gripe para os seus associados. Para se vacinar basta apresentar o cartão Unafisco Saúde e a carteira de identidade. Não é necessário o pedido médico e não tem limite de idade.

Os associados que não residirem nos locais onde estão instaladas as clínicas credenciadas podem optar pelo reembolso, que será no valor de R$ 45.00. Basta enviar o recibo original para o setor de reembolso do Unafisco Saúde (Conjunto Baracat, 1º andar sala 105 - CEP. 70.392.900).

Outras informações pelos telefones (61) 3218 5204 / 5216 ou e-mails atendimento@unafiscosaude.org.br e reembolso2@unafiscosaude.org.br. Veja anexa a relação das clínicas credenciadas.

INÍCIO

 

Nota de Falecimento

A DS (Delegacia Sindical) Alagoas comunica o falecimento da colega e grande colaboradora, Maria das Graças Lima de Oliveira, na última segunda-feira, 5 de maio. A DS e a DEN (Diretoria Executiva Nacional) se solidarizam com a família e os amigos da Auditora neste momento de dor.

INÍCIO

 

DIRETORIA EXECUTIVA NACIONAL

Mobilização
Zambiasi reafirma compromisso de interlocução com Governo

Articulação
Auditores reúnem-se com deputado durante Trabalho Parlamentar
Congresso Nacional
Auditores promovem encontro na Câmara
Caxias do Sul
Auditores apresentam propostas de indicativos e divulgam manifesto
Deliberações
Juiz de Fora elabora sugestões de indicativos
FOTO LEGENDA
Unidade
DS/Brasília envia moção sugerindo medidas para fortalecer a greve
Rio de Janeiro
Auditores conclamam união da Classe
Encaminhamentos
DS/Pará apresenta sugestões para futuro da greve
Pará
DS consegue apoio de seis parlamentares paraenses
Prevenção
Unafisco Saúde faz vacinação antigripe
Nota de Falecimento
   
   

Boletim em
formato word