-->


Home
Brasília, 6 de fevereiro de 2008

ANO XIII

Nº 2531

   

Reunião Telefônica
DSs decidem por Assembléia Nacional no dia 20

Em reuniões telefônicas realizadas sexta-feira (1º/2), diretores da DEN (Diretoria Executiva Nacional) e representantes das DSs (Delegacias Sindicais) decidiram, por consenso, pela convocação de uma Assembléia Nacional para o dia 20 de fevereiro. Como neste dia a Classe pode ser consultada sobre um indicativo de greve, os dirigentes sindicais concluíram que, entre a outra data sugerida – 15 de fevereiro, o dia 20 era o que permitiria uma melhor divulgação das discussões e deliberações do CDS e uma maior participação dos colegas.

Outro fator para a escolha do dia 20 é permitir que a própria pauta da assembléia seja debatida no próximo CDS (Conselho de Delegados Sindicais), marcado para os dias 11, 12 e 13 de fevereiro, com o edital de convocação sendo publicado a tempo de atender às exigências legais previstas na legislação que rege a greve na iniciativa privada, que, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) também passou a ser aplicado no serviço público. Pela lei, o edital de convocação da Assembléia Nacional deve ser publicado no Diário Oficial da União cinco dias úteis antes da realização da reunião.

O presidente da DS Ponta Grossa, Adriano Pereira Supira, sugeriu que a Assembléia seja precedida de atividades de mobilização promovidas pelas DSs. A proposta foi encampada pela DEN e pelos demais participantes da reunião telefônica.

“Quanto mais representativa for a Assembléia Nacional, mais forte será a mobilização. Encaminharemos favoravelmente a todas as propostas que visem a unidade e nos fortaleçam para a luta”, argumentou o presidente do Unafisco, Pedro Delarue.

Participaram das duas reuniões representantes de 50 DSs, sendo metade em cada horário, além de diretores do Unafisco. Na votação sobre a data da Assembléia Nacional, a representante da DS Salvador (autora da proposta do dia 15) se absteve. Houve consenso por parte dos demais representantes das DSs em relação ao dia 20.

INÍCIO

 

Ação Fiscal
Esquema de sonegação é desmontado em Foz do Iguaçu

A atuação dos servidores da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu conseguiu mais uma vez evitar prejuízos aos cofres públicos. Na manhã de quinta-feira (31/1), a equipe conseguiu desmontar um forte esquema de descaminho na fronteira.

O dono de uma falsa fábrica de confecções da cidade foi preso sob a acusação de crime de descaminho, sonegação fiscal, falsificação de marca e tentativa de contrafação.

De acordo com a investigação, realizada pelos servidores da Receita, o acusado trazia peças de lingeries estrangeiras, pelo rio Paraná, e depois trocava as etiquetas originais por outras falsificadas, que imitavam uma marca norte-americana famosa. As peças deveriam ser vendidas em São Paulo. Ao todo, 50 volumes de lingeries foram apreendidos. As mercadorias foram lacradas e enviadas à Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu

A operação foi acompanhada pelo Ministério do Trabalho. Na suposta fábrica de lingerie, trabalhavam 35 funcionários, a maior parte sem registro trabalhista.

O trabalho de inteligência realizado pelos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, em Foz do Iguaçu, demonstra que não há acomodação na execução da tarefa fiscalizatória. São essas e outras ações que levam o Unafisco a defender de forma veemente a valorização da nossa Classe. Sem o nosso trabalho, o Governo não poderia comemorar os bons resultados alcançados em 2007, em especial os recordes de arrecadação.

INÍCIO

 

Financeiro
DSs devem enviar demonstrações contábeis

Em conformidade com o art. 110 do Estatuto do Unafisco Sindical, as DSs (Delegacias Sindicais) têm até o próximo dia 31 de março para enviar as demonstrações contábeis do exercício 2007. Essa é a data limite para que a DEN tenha tempo hábil para proceder à consolidação dos dados para entrega ao Conselho Fiscal.

Conforme reunião telefônica, realizada em 26/2/2007, e com base no art. 1.182 do Código Civil (Lei nº 10.406, de 10/1/2002), as demonstrações deverão ser assinadas por um contabilista, que se responsabilizará pelas informações contidas no documento. Além das demonstrações, deverão ser enviados os seguintes documentos: balancete, razão, diário (todos referentes ao período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2007), além do balanço patrimonial, da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e do parecer do Conselho Fiscal da DS.

As demonstrações não enviadas até o dia 31 de março, bem como as que não estiverem assinadas por um profissional habilitado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), não farão parte da consolidação.

As DSs poderão enviar as demonstrações para o e-mail balanco2007@unafisco.org.br, em um formato compatível (.txt ou excel), e, posteriormente (até 31/3/08), enviá-las via Correios e Telégrafos.

INÍCIO

 

Nota de falecimento

A DS Cascavel informa, com pesar, o falecimento do Auditor-Fiscal da RFB (Receita Federal do Brasil), Oldemar Solano Bueno, ocorrido no dia 30. Oldemar Bueno foi o primeiro chefe da Agência da Receita Federal, em Toledo (PR). A DEN e a DS se solidarizam com a família neste momento de dor.

INÍCIO

 

DIRETORIA EXECUTIVA NACIONAL

 

 

 

Ação Fiscal
Esquema de sonegação é desmontado em Foz do Iguaçu

Financeiro
DSs devem enviar demonstrações contábeis
Nota de falecimento
   
   
   

Boletim em
formato word