-->


Home
Brasília, 20 de julho de 2007

ANO XI

Nº 2400

   

Campanha Salarial
Unafisco deve ou não ingressar com ações judiciais?

Auditores-fiscais de todas as Delegacias Sindicais e Representações do país deverão participar no próximo dia 26 de julho da Assembléia Nacional Extraordinária para, entre outras coisas, deliberarem sobre a possibilidade de o sindicato ingressar com ações judiciais para pleitear itens específicos da pauta de reivindicação. A convocatória da assembléia está anexa a este Boletim.

As ações, que no momento são objeto de análise do Departamento de Assuntos Jurídicos do Unafisco, versam sobre a reivindicação de reajuste dos valores das diárias de viagens, do reembolso a título de assistência-saúde e do auxílio-alimentação.

Foi o Conselho de Delegados Sindicais (CDS) que na reunião ocorrida em Brasília, entre 9 e 12 de julho, aprovou por ampla maioria o encaminhamento dessas ações à Assembléia Nacional. O objetivo é garantir a reposição das perdas, de forma a adequar aqueles valores à atual realidade econômica, que é bem diferente de quando eles foram fixados.

MPOG – Esse assunto foi debatido detalhadamente na audiência que houve no final de junho entre representantes do Unafisco e da Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Previdência Social) com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Duvanier Paiva Ferreira.

Durante a reunião, que também contou com a presença do diretor de Relações de Trabalho do MPOG, Vladimir Nepomuceno, ele explicou aos representantes dos sindicatos que o ministério, há algum tempo, está elaborando um estudo comparativo dos valores pagos às diferentes carreiras dos diversos órgãos do Executivo Federal.

Discrepâncias – Segundo informou o diretor do MPOG, é inquestionável o fato de que existem flagrantes diferenças. No caso do auxílio-saúde, ele disse que muitas categorias, até hoje, sequer recebem reembolso algum. No outro extremo, de acordo com levantamentos já realizados pelo Departamento de Assuntos Jurídicos do Unafisco, existem carreiras que recebem até quatro vezes mais de auxílio-saúde do que um auditor-fiscal.

Os representantes dos dois sindicatos expuseram também ao diretor do MPOG o problema do baixo valor das diárias de viagem, que acabam inviabilizando o custeio daquilo a que realmente elas se prestam – hospedagem, alimentação, deslocamento, etc. Na maioria dos casos, os auditores precisam arcar com os custos desses itens com o próprio dinheiro – o que, em suma, representa uma perda remuneratória.

Apesar de o secretário de Recursos Humanos do MPOG, Duvanier Paiva Ferreira, haver sinalizado com a intenção de desencadear uma negociação contínua da pauta de reivindicação conjunta do Unafisco e da Fenafisp, nada impede também que a viabilização de alguns desses pleitos seja buscada por via judicial.

Caso os auditores-fiscais aprovem o indicativo na próxima assembléia, o Departamento de Assuntos Jurídicos do Unafisco estará pronto para ajuizar as ações.

INÍCIO

CDS realiza reunião extraordinária dias 28 e 29 de julho

O Conselho de Delegados Sindicais do Unafisco vai realizar nos próximos dias 28 e 29 de julho, em Brasília, uma reunião extraordinária para deliberar sobre a ssuntos pendentes do último CDS, regulamentação do direito de greve no serviço público, lista tríplice para superintendente da RFB e assuntos gerais. Na pauta também estão incluídos os informes da Comissão Eleitoral Nacional e da Comissão Eleitoral da DS/SP e as eleições da DS/SP.

A reunião será iniciada às 10 h do dia 28 com término previsto para 16 h de domingo, dia 29, mas o local ainda será definido pela DEN e comunicado posteriormente. Leia anexa ao Boletim a convocação do presidente da Mesa Diretora do CDS.

INÍCIO

DEN divulga mais resultados das eleições nas DSs

O Boletim Informativo do Unafisco publica hoje mais uma relação das Diretorias Executivas eleitas para o biênio 2007/2009 nas Delegacias Sindicais que enviaram as informações para o CPD do Unafisco. A publicação dos resultados, iniciada no Boletim de ontem (19), tem por objetivo tornar pública a nova relação de diretores e outros membros das equipes que, a partir de 1º de agosto, estarão conduzindo os trabalhos nas DSs e nas Representações do Unafisco. As DSs que ainda não enviaram os seus resultados oficiais podem fazê-lo nos próximos dias. Acompanhe, nos anexos, os resultados já disponíveis.

INÍCIO

DS/Salvador lança site e homenageia AFRF aposentado

Com o objetivo de propiciar maior integração entre os filiados e oferecer as notícias locais com maior agilidade, será lançado hoje (20) o site da DS/Salvador. No endereço www.unafiscosalvador.org.br, os auditores encontrarão informações referentes às atividades do Sindicato, relação dos membros da Diretoria e regimento interno da DS; regulamento da AJI e da Carta de Fiança, além dos formulários pertinentes; e relação de profissionais credenciados ao Unafisco Saúde na Bahia e das empresas com as quais a DS/Salvador celebra parcerias voltadas à obtenção de descontos na aquisição de produtos ou serviços.

O site é de fácil utilização e também oferece ao associado dicas de lazer, destaques da mídia, acesso à agenda da DS/Salvador, além de um espaço exclusivo para postagem de artigos literários, científicos ou técnicos elaborados pelos próprios auditores.

A festa de lançamento do site ocorrerá na Casa do Comércio em Salvador, a partir das 17 h, no Salão de Eventos do 3º andar. Na mesma solenidade, o auditor aposentado Paulo Brasil, que completou em abril 90 anos, será homenageado por sua ativa participação, presença constante e incansável nas atividades do Sindicato.

INÍCIO

AFRF lança livro para ajudar Associação de Combate ao Câncer

Acreditando que a ética, a paz e a responsabilidade social têm de ser repensadas em todos os seus aspectos e que o homem precisa refletir sobre o seu papel social, o auditor-fiscal João Bosco Barbosa Martins, lançou, no último dia 17 de julho, a obra Em busca da Paz – Um passo ao encontro do ser. O livro é um projeto de responsabilidade social cuja renda será destinada à Associação de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil – Associação Peter Pan(APP).

Segundo Ana Emília Baracuhy Cavalcanti, também auditora-fiscal, escritora e cronista, “em seu novo livro João Bosco convida o leitor a trilhar um dos mais difíceis caminhos: aquele que leva ao encontro de si. Sem dúvida, um dos maiores passos que o homem pode dar é em direção ao seu interior em busca do autoconhecimento”. A obra poderá ser adquirida ao preço de R$ 15,00, mais a despesa de reembolso postal, pelo e-mail buscapaz@yahoo.com.br.

João Bosco Barbosa Martins é AFRF com exercício na Alfândega do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. É poeta, ativista pela paz e não-violência e voluntário do Projeto Raio de Sol da Associação Peter Pan. Atua também como palestrante sobre a cultura da paz, ética e responsabilidade social.

Maiores informações sobre a obra e sobre a Associação Peter Pan podem ser obtidas pelo site: http://www.app.org.br.

INÍCIO


DIRETORIA EXECUTIVA NACIONAL

CDS realiza reunião extraordinária dias 28 e 29 de julho
DEN divulga mais resultados das eleições nas DSs
DS/Salvador lança site e homenageia AFRF aposentado
AFRF lança livro para ajudar Associação de Combate ao Câncer
   
   

Boletim em
formato word