-->


Home
Brasília, 6 de julho de 2007

ANO XI

Nº 2391

   

Eleições 2007
Comissão Eleitoral anuncia resultado final

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) divulgou ontem (5), às 20 h, a ata de consolidação do processo de apuração das Eleições da Diretoria Executiva Nacional e do Conselho Fiscal do Unafisco Sindical para o biênio de 1º de agosto de 2007 a 1º de janeiro de 2010. De acordo com o resultado da CEN para a Diretoria Executiva Nacional, a Chapa 1 - Unafisco de Todos, obteve 3.925 votos, e a Chapa 2 – Opinião AFRF, 5.209 votos, com a diferença positiva para a Chapa 2 de 1.284 votos. Foram computados 175 votos em branco e 446 nulos. Essas informações, bem como os resultados da eleição para o Conselho Fiscal, estão disponíveis no Quadro de Avisos do site do Unafisco.

No total foram apurados 9.755 votos válidos, sendo 6.987 na urna, 350 em trânsito e/ou em separado, e 2.418 votos por correspondência. O prazo para impugnação dos resultados será contado a partir de hoje (6), até o dia 12 de julho, como determinam o art. 68 do Estatuto de Unafisco Sindical e o art. 20 do Regimento Interno.

Os trabalhos da CEN para a apuração das eleições 2007 foram iniciados no dia 20 de junho, sempre acompanhados por fiscais das chapas concorrentes. Leia anexa ao Boletim a íntegra da ata de consolidação dos resultados das eleições.

INÍCIO

 

Unafisco Saúde
Participação dos associados é fundamental para futuro do plano

Entre outras deliberações, os titulares do Unafisco Saúde irão votar na próxima segunda-feira (9/7) – dia 10 para os associados do Plano no estado de São Paulo – o reajuste das mensalidades do plano. Trata-se de um item já aprovado pelo Conselho Curador e que agora será apreciado pelos associados. Importante ressaltar que o aumento proposto se baseia na necessidade de manter a eficiência administrativa e financeira, que vem garantindo a saúde do plano nos últimos anos.

Isso só foi possível graças a uma política de gestão que repercutiu em uma série de melhorias. Entre as medidas adotadas, é necessário destacar as renegociações de contratos com prestadoras de serviços hospitalares, que reduziram taxas administrativas e comerciais; o monitoramento diário de internações; a melhoria no acompanhamento das principais despesas, por meio de relatórios gerenciais; o aperfeiçoamento das auditorias; o investimento na captação de novos associados com visitas a pólos de treinamento, com participação em eventos sindicais e feiras de saúde, etc.

Tudo isso permitiu ao Unafisco Saúde completar 15 anos com suas contas em dia e com suas obrigações cumpridas junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é responsável pela regulação dos planos de saúde e pela defesa dos interesses dos seus associados.

Essa eficiência mereceu do Conselho Curador, reunido semana passada em Brasília, um reconhecimento formal (leia aqui). Com base no relatório gerencial referente a maio de 2007, os conselheiros avaliaram que “a situação financeira encontra-se equilibrada e favorável, com ativos livres de valor superior a R$ 2.000 mil e ativos vinculados superiores a R$ 3.700 mil”.

Reajuste – Muito embora exista hoje uma margem de segurança financeira do plano, é imprescindível considerar um dado relevante: 26% dos associados do Unafisco Saúde têm idade acima de 59 anos. Para qualquer plano, isso representa um gasto elevado com despesas médicas e hospitalares todos os meses.

A ANS autorizou em 2007 um reajuste de 5,76% nas mensalidades dos planos - o mais baixo índice dos últimos anos. A metodologia da ANS para definir esse índice desconsidera as especificidades de cada plano quanto à cobertura, à qualidade dos serviços prestados e, conseqüentemente, aos custos da rede credenciada. A agência afere o mesmo índice para planos absolutamente distintos.

Como nenhum deles pode ultrapassar esse limite, o índice proposto pela ANS foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Curador do Unafisco Saúde e encaminhado para apreciação da Assembléia, que será realizada em todas as Delegacias Sindicais, exceto nas do estado de São Paulo, na próxima segunda-feira (9/7). Lá, a assembléia será na terça-feira (10/7).

O Unafisco Saúde está enviando às DSs todo o material que subsidiará as discussões (o material encontra-se anexo a este Boletim ). É importante que todos os titulares participem desse debate, que estará calcado em deliberações já aprovadas pelo próprio Conselho Curador.

INÍCIO


DIRETORIA EXECUTIVA NACIONAL

Unafisco Saúde
Participação dos associados é fundamental para futuro do plano
   
   

Boletim em
formato word