-->


Home
Brasília, 18 de agosto de 2006

ANO X

Nº 2184

   

AFRFs estão aprovando ajuizamento das ações propostas na Assembléia Nacional

Os AFRFs estão aprovando os indicativos da Assembléia Nacional realizada ontem em todo o Brasil. Na apuração parcial até a noite de ontem, 97,59% dos AFRFs estão autorizando o Unafisco a ajuizar ação a fim de determinar à Administração que efetue o pagamento integral da Gifa aos AFRFs que reverteram a aposentadoria; 99,66% estão aprovando o ajuizamento da ação que objetiva o reenquadramento funcional dos AFRFs pós-99. Por 91,55%, os auditores estão autorizando o ajuizamento de ação para extinguir a exigência de controle de assiduidade e pontualidade (ponto); 98,80% estão aprovando o ajuizamento de ação para pleitear o pagamento e a incorporação das parcelas relativas aos quintos, do período de abril/1998 a setembro/2001.

Até o fechamento desta edição, 93,58% estavam autorizando o Sindicato a ajuizar ação para pleitear o pagamento das diferenças do reajuste de 25,9459%, concedido pelas Leis nºs 10.697/2003 e 10.698/2003, sobre a remuneração dos AFRFs, a partir de 1º de maio de 2003, compensando-se o já percebido por cada servidor. O ajuizamento pelo Unafisco de ação para isentar os AFRFs do pagamento das taxas de renovação de registro de porte de arma está sendo aprovado por 98,50% dos votos e 90,32% estão autorizando o Sindicato a ajuizar ação a fim de determinar à Administração que efetue o pagamento integral da remuneração dos AFRFs no período de seis meses em que estão gozando a licença para exercício de atividade política, período esse em que devem estar desincompatibilizados. Até as 20 horas de ontem haviam sido apurados os votos de 1.046 AFRFs em 46 localidades.

INÍCIO

 

Unafisco reitera pedido de audiência para discutir metas com SRF

Para reiterar pedido feito no dia 13 de julho, o Unafisco encaminhou ontem correspondência ao SRF Jorge Rachid, solicitando audiência para tratar das metas de arrecadação previstas para o pagamento da Gifa dos auditores-fiscais da Receita Federal.

Na carta, o Sindicato reafirma o entendimento de que a vinculação do reajuste concedido ao aumento de metas é discriminatória e inadequada, por representar tratamento diferenciado em relação às demais carreiras de Estado.

A DEN solicita especial atenção ao pedido, tendo em vista a realização da reunião do CDS nos dias 23, 24 e 25, que discutirá, entre outras questões, a Campanha Salarial e a mobilização da categoria.

A íntegra da carta está anexa a este Boletim.

INÍCIO

Presidente do Unafisco reúne-se com auditores de Salvador

No dia 22, às 14 horas, o presidente do Unafisco, Carlos André Nogueira, reúne-se com os auditores filiados à DS/Salvador, no auditório do Ministério da Fazenda. Ele dá continuidade às conversas com os colegas a respeito de questões como a queixa-crime movida contra ele pelo SRF, Jorge Rachid, a fusão dos Fiscos e outros temas de interesse dos auditores-fiscais.

No dia 23 será iniciada a reunião do Conselho de Delegados Sindicais, que será realizada na cidade até o dia 25.

INÍCIO

 

DS/Maranhão e DS/Niterói aprovam manifestos de solidariedade ao presidente da DEN

A Delegacia Sindical do Maranhão aprovou ontem, durante a assembléia nacional, um manifesto de solidariedade ao presidente do Unafisco, Carlos André Soares Nogueira, que está sendo processado pelo SRF, Jorge Rachid, por declarações ao jornal do SBT, em abril passado. No texto (ver anexos), os colegas refutam a atitude do SRF e criticam o uso do aparato estatal na ação, que foi movida pela Advocacia Geral da União, considerada pelos AFRFs como uma intimidação à categoria.

“Justamente por ocorrer num momento de inequívoca demonstração de união da categoria em torno da recente campanha salarial, só se pode compreender esta atitude extremada como uma tentativa de inibir a entidade sindical na luta pela defesa dos interesses de seus filiados. A utilização do aparato estatal – Advocacia-Geral da União – para mover tal ação denuncia o caráter institucional e intimidatório da mesma”, subscrevem os AFRFs do Maranhão.

Os colegas de Niterói, no Rio de Janeiro, ratificaram, durante a Assembléia Nacional, o apoio ao manifesto que a DS local divulgou em repúdio à queixa-crime movida pelo SRF contra o presidente da DEN. Os AFRFs também reiteraram o apoio à carta que a mesa do CDS enviou ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticando a atitude de Rachid e pedindo apuração das irregularidades na Receita Federal.

INÍCIO

Colegas da DS/São Sebastião conclamam categoria para solucionar problema das diárias e auxílio-alimentação

Os auditores-fiscais da Receita Federal filiados à Delegacia Sindical de São Sebastião elaboraram e aprovaram ontem na Assembléia Nacional um manifesto em que criticam a situação “escabrosa” das diárias de deslocamento e do auxílio-alimentação. “Os AFRFs, que cada vez mais zelam por suas atribuições e prerrogativas, lutando por um tratamento condizente com a essencialidade e importância do cargo, não podem mais aceitar ser submetidos à humilhação de, sob pena de pagar para trabalhar, se hospedar em hotéis da mais baixa categoria a cada vez que são obrigados a se deslocar a serviço”, subscrevem os colegas. Leia a íntegra do manifesto nos anexos do Boletim.

INÍCIO

 

1º ano de gestão
DEN implementa projetos de melhoria administrativa

No primeiro ano de gestão, a Diretoria de Administração da DEN investiu na melhoria da estrutura da administração da entidade, inclusive de administração financeira. Uma das novidades foi a criação de comissão formada por um representante da Presidência, um da diretoria financeira e outro da diretoria de administração para deliberar sobre todos os contratos a serem firmados pela entidade com prestadores de serviços.

Também foram renegociados vários contratos, como os de telefonia, correios e passagens aéreas que significaram economia significativa para o Sindicato. Também houve investimento na melhoria das condições de trabalho e de estrutura da sede do Unafisco, localizada no edifício Conjunto Baracat, no Setor de Diversão Sul, na região central de Brasília.

Para dar mais segurança e melhor adequação ao espaço físico, foram implementados na sede do Unafisco os projetos de redistribuição da carga elétrica e de reestruturação do espaço físico. Os serviços foram executados com observância das normas técnicas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As mudanças contemplaram as diretorias de Estudos Técnicos, Assuntos Parlamentares, Jurídico e de Assuntos de Aposentados, Proventos e Pensões. Foram criadas sala de espera, recepção e houve ainda redimencionamento do espaço administrativo e financeiro, readequando os setores contábil e financeiro da DEN.

Nas áreas administrativa e financeira estão sendo implantados novos controles. A idéia visa a otimizar recursos, agilizar o atendimento à estrutura da DEN e das Delegacias Sindicais e profissionalizar cada vez mais os funcionários do Unafisco, responsáveis pela interação entre o Unafisco e seus associados.

Sala dos aposentados – Os aposentados ganharam uma sala exclusiva na sede da DEN. O novo espaço físico é uma reivindicação antiga dos auditores-fiscais aposentados e pensionistas, que pediam instalações mais adequadas para serem atendidos. O setor é formado por três funcionários que atuam sob a orientação dos diretores da pasta.

INÍCIO

 

Unafisco Saúde
Eleição do Conselho Curador do Unafisco é concluída

A eleição do Conselho Curador do Unafisco Saúde para o biênio 2006/2008 foi encerrada ontem com a escolha de Lina Maria Chaves Lima como conselheira da 3ª Região Fiscal, que envolve os estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Foram eleitos dez conselheiros das dez regiões fiscais e alguns representantes locais.

As regiões que ainda não elegeram os representantes locais devem fazê-lo o mais rápido possível. Esses colegas são responsáveis pela interação entre o Unafisco Saúde e os associados nas localidades, fundamentais para melhor atuação do nosso Plano em todo o Brasil

O Conselho Curador exerce papel fundamental na administração do Unafisco Saúde. Seus membros podem propor medidas que julguem necessárias ao aprimoramento do Plano, emitem pareceres sobre propostas de alterações no Regulamento e também acompanham a gestão financeira do Unafisco Saúde e a aplicação dos recursos financeiros, fiscalizando, analisando e aprovando balanços e prestações de contas. A lista dos conselheiros eleitos está anexa ao Boletim.

INÍCIO

 

Unafisco Saúde faz pesquisa constante do índice de satisfação dos associados do Plano

O Unafisco Saúde, plano exclusivo dos auditores-fiscais da Receita Federal, mantém, além da Ouvidoria, linha direta com seus associados para avaliar os serviços prestados pelos médicos e hospitais credenciados e, assim, garantir o melhor atendimento aos nossos associados.

Uma dessas medições é feita sempre que um associado precisa de internação. Após a alta, o Unafisco Saúde envia ao endereço do usuário uma pesquisa de avaliação, feita por meio de um questionário com nove perguntas, que consulta o usuário quanto à qualidade dos serviços prestados pelo hospital e médicos durante a internação. Junto com a pesquisa segue um extrato de todos os serviços usados durante o período em que o associado esteve no hospital. Recomendamos que o AFRF confira se as informações procedem.

Entre as perguntas, está a de que se houve cobrança de alguma taxa extra, o que é prontamente verificado pelo Unafisco Saúde quando a resposta é positiva. Na última aferição, 93% dos usuários que responderam ao questionário se revelaram satisfeitos com os serviços prestados.

Para mantê-los com esse nível de satisfação, é fundamental que o associado fique atento ao seu extrato, disponibilizado no site do Unafisco Saúde (www.unafiscosaude.org.br). Em caso de divergência em relação a consultas ou exames, deve-se comunicar a administração do Plano, imediatamente, para eventual verificação. Como o Unafisco Saúde é um plano de autogestão, gerido pelos próprios associados, é imprescindível que os AFRFs ajudem nesta fiscalização.

Ser AFRF é muito bom. Principalmente para a saúde.

INÍCIO

CNESF convoca plenária nacional dos servidores para o dia 3 de setembro

A Coordenação Nacional das Entidades de Servidores Federais (Cnesf) convocou Plenária Nacional dos servidores públicos federais para o próximo dia 3 de setembro, às 10 horas, no Teatro dos Bancários (EQS 314/315), em Brasília. As DSs interessadas em participar devem eleger seus delegados, de acordo com os critérios de participação, anexados a este Boletim na convocatória da Cnesf.

No dia 22 próximo, a Cnesf se reunirá na Andes, em Brasília, para fechar os preparativos do ato público marcado para o dia 5 de setembro na Esplanada dos Ministérios, ocasião em que serão discutidas as matérias do jornal que a Cnesf editará sobre a manifestação. Coube ao Unafisco escrever o texto sobre a LOA e a LDO.

INÍCIO

 

DIRETORIA EXECUTIVA NACIONAL

 

Unafisco reitera pedido de audiência para discutir metas com SRF

Presidente do Unafisco reúne-se com auditores de Salvador
DS/Maranhão e DS/Niterói aprovam manifestos de solidariedade ao presidente da DEN
Colegas da DS/São Sebastião conclamam categoria para solucionar problema das diárias e auxílio-alimentação

1º ano de gestão
DEN implementa projetos de melhoria administrativa

Unafisco Saúde
Eleição do Conselho Curador do Unafisco é concluída
Unafisco Saúde faz pesquisa constante do índice de satisfação dos associados do Plano
CNESF convoca plenária nacional dos servidores para o dia 3 de setembro
   

Boletim em
formato word