-->


Home
Brasília, 20 de junho de 2005

ANO IX

Nº 1905

   

Eleições 2005
Começa a apuração dos votos em urna

A apuração dos votos em urna começou a ser realizada na tarde da última sexta-feira. Até o fechamento do Boletim, 40 Delegacias Sindicais haviam enviado suas apurações.

Os resultados enviados pelas DSs estão disponíveis no banner da eleições do site, no título Informes da Comissão Eleitoral, no item: Resultado Parcial da Votação em Urna, de acordo com informações das DSs / Representações.

Voto por correspondência – Os votos enviados pelo correio pelos AFRFs começarão a ser apurados no dia 1º de julho.

INÍCIO

Assembléia Nacional
Categoria discutirá campanha salarial e emendas à LDO

Os AFRFs têm na próxima quinta-feira, dia 23, o compromisso de participar da próxima Assembléia Nacional, na qual serão discutidos temas de interesse da categoria como a campanha salarial e a liberação de recursos orçamentários para o atendimento dos pleitos dos AFRFs, conforme previsto na Lei Orçamentária Anual deste ano. Também estão na pauta os informes, a análise de conjuntura, assuntos gerais e a eleição de delegados para a Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais, marcada para o próximo sábado, dia 25 de junho.

É importante que a categoria participe da Assembléia e que discuta nossa forma de inserção na greve dos servidores previdenciários e da base da Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Condsef).

Conforme orientação da Coordenação Nacional de Entidades de Servidores Públicos Federais (Cnesf), as categorias que não estão em greve deverão realizar assembléias para discutir formas de participar da mobilização realizada pelos previdenciários e demais servidores em greve. Tais categorias estão lutando pelo reajuste emergencial de 18%, pela incorporação das gratificações, pelo restabelecimento da paridade e pela definição de uma data-base para os servidores. Uma pauta que é de todos os servidores.

As propostas que discutirmos na nossa Assembléia Nacional serão levadas para a plenária do dia 25. É muito importante que os AFRFS discutam a nossa participação na mobilização geral, pois o desfecho da greve dos servidores servirá como parâmetro para o atendimento de reivindicações específicas de cada categoria isoladamente. E temos uma extensa pauta de reivindicação que precisa ser negociada com o governo.

INÍCIO

Mobilização
Servidores iniciam hoje grande marcha a Brasília

Cerca de cinco mil servidores estão sendo esperados esta semana em Brasília para reivindicar o atendimento da pauta salarial apresentada ao governo há mais de dois meses. As manifestações realizadas esta semana na capital federal deverão marcar uma nova fase na greve dos servidores, com a adesão de mais categorias ao movimento grevista.

A principal atividade será uma marcha, marcada para a manhã da próxima quarta-feira, dia 22. “Este ato público será a grande oportunidade de mostrar ao governo, à população e a toda opinião pública que nossa causa é justa. O sucesso desta ação será fundamental para alavancar a greve dos servidores”, conclama a CNESF, em boletim distribuído semana passada.

Atualmente, estão em greve os servidores da Previdência e os que fazem parte da base da Condsef. Entre os previdenciários, a adesão à paralisação é de 80%. A Condsef afirma que servidores de 26 órgãos federais já aderiram à paralisação, com uma adesão em torno de 70%. Servidores ligados ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe) pretendem entrar em greve no próximo dia 28; e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) também está se preparando para aderir à paralisação.

Confira, abaixo, o que está sendo planejado para esta semana:

Hoje (segunda-feira)

8 a 10 h – Desembarque dos servidores e concentração no estacionamento do Estádio Mané Garrincha

10h30 a 12 h – Saída dos servidores do estacionamento, em fila indiana, até o acampamento, localizado na Esplanada dos Ministérios

15 h – Abertura oficial do “Acampamento da Unidade”

Noite – Fogueira com queima simbólica dos entulhos de FHC e do governo Lula e show do grupo Paraibola

Amanhã (terça-feira)

9 a 12 h – Ato contra a corrupção e instalação de um Tribunal Popular para apuração da corrupção

15 a 18h – Ato em defesa das reivindicações dos servidores e contra a política econômica.

Noite – “Arraiá sem quadrilha”, com o grupo Paraibola

Quarta-feira (dia 22)

9 a 12 h – Marcha a Brasília, com ato em frente ao Palácio do Planalto

Tarde – Atividade política na Esplanada

Noite – Atividade cultural

Quinta-feira (dia 23)

9 h – Concentração em frente ao Ministério do Planejamento

15 h – Encerramento do acampamento

Sexta-feira (dia 24)

Plenárias setoriais e reuniões ampliadas dos comandos de greve

Sábado (dia 25)

Plenária Nacional da Cnesf

INÍCIO

Unafisco alerta para tentativa de golpe em São Paulo

Um cidadão paulistano enviou uma mensagem, por e-mail, ao Unafisco Sindical, questionando a existência de uma suposta entidade chamada Unafisco Associados. Segundo ele, uma pessoa que se apresentou como representante da tal entidade, que ficaria situada no centro de São Paulo, disse que estava vendendo revistas do Sindicato. O Departamento Jurídico do Unafisco encaminhou a mensagem para o advogado Alan Polidoro, da Unafisco Regional São Paulo.

Polidoro lembra que a Unafisco Regional de São Paulo é uma associação civil, sem fins lucrativos, que congrega apenas AFRFs em seu quadro associativo. A associação não possui qualquer veículo de comunicação aberto ao público e que seja comercializado no mercado. Segundo ele, várias pessoas vêm sendo abordadas por esta suposta empresa, cujo serviço de assinatura da suposta revista é vendido juntamente com a falsa promessa de facilidade em possíveis fiscalizações da Receita Federal. O advogado informou ainda que o local indicado como endereço da empresa pelos golpistas não existe e que as notas fiscais em caso de pagamento são supostamente emitidas por empresa interposta.

Alan Polidoro recomenda a pessoas abordadas por eventuais golpistas registrar ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.

INÍCIO

Nota de falecimento

É com pesar que a DS/Rio de Janeiro informa o falecimento, no dia 13 de junho, do AFRF Pedro Soares Bulcão, ex-inspetor da Alfândega do Porto/RJ.

INÍCIO

Andes promove seminário sobre organização dos trabalhadores

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) convida os AFRFs a participar do seminário “Alternativas de Organização dos Trabalhadores”, nos dias 1º e 2 de julho próximos. O evento será no Instituto de Geociências, auditório Milton Santos, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). O seminário ocorre num momento importante da conjuntura política nacional: os trabalhadores estão enfrentando uma nova realidade na qual é preciso construir novas formas de defesa dos seus direitos, já que antigos aliados passaram a jogar no campo adversário.

A DEN estende o convite, que está anexo, às Delegacias Sindicais.

INÍCIO

DIRETORIA EXECUTIVA NACIONAL

FISCAIS EM AÇÃO

AFRFs apreendem ônibus de sacoleiros em operação nacional

Uma investigação minuciosa realizada pelos AFRFs nos últimos 12 meses resultou na realização da Operação Comboio Nacional, que tem como objetivo apreender 365 ônibus de sacoleiros. A ação iniciou-se na última sexta-feira e não tem prazo para ser concluída.

A operação foi deflagrada pela Receita Federal, pela Polícia Federal e pela Polícia Rodoviária Federal em seis estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás. Também participam da operação o Ministério Público Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os veículos investigados movimentaram U$ 1 bilhão em mercadorias importadas irregularmente em 2004, em 9.832 viagens a Foz do Iguaçu. Até a tarde da última sexta-feira foram apreendidos 181 ônibus.

Em estudos realizados pelos fiscais antes das operações, no final de 2003, foi constatado que mais de 90% das mercadorias irregulares deixavam Foz do Iguaçu em ônibus cadastrados para fretamento eventual ou turístico.

Foi constatado também que o volume de mercadorias contrabandeadas chegava ao equivalente a R$ 7,5 bilhões no período de um ano, pela rota Brasil-Paraguai.

Os fiscais traçaram um perfil das redes:

  • Batedores: responsáveis pelos contatos, vigilância da BR 277 e de pontos de fiscalização e pela formação dos comboios;
  • Facilitadores: os quais, juntamente com os batedores, são responsáveis pela contratação de equipes e contatos que eliminem os riscos do transporte;
  • Pessoas empregadas pelas organizações criminosas para carregar as mercadorias e assumir a responsabilidade tributária e criminal em nome de seus patrões;
  • Transportadoras: empresas cadastradas para o turismo eventual e em menor escala e autorizadas a realizar o transporte regular de passageiros, bem como ônibus clandestinos utilizados para transportar os produtos do crime;
  • Hotéis e guarda-volumes: utilizados para armazenar temporariamente as mercadorias;
  • Veículos de passeio, vans, táxis e motos: utilizados para passar a mercadoria pela fiscalização na fronteira e eventualmente levá-las até o destino.

Foram enviadas informações ao Ministério Público Federal a respeito das empresas que atuam no suporte ao contrabando e ao descaminho. O MPF já ofereceu denúncia à Justiça Federal detalhando os crimes de: formação de quadrilha; contrabando e descaminho; receptação qualificada; e exposição de perigo a outros meios de transporte.

Na DRF de Foz do Iguaçu, de 2004 até hoje, foram apreendidos ou retidos 630 ônibus. Em 2005, o total de mercadorias apreendidas chega a U$ 22 milhões.

DIRETORIA EXECUTIVA NACIONAL

 

INÍCIO

 

- Convite Seminário do Andes

 

Assembléia Nacional
Categoria discutirá campanha salarial e emendas à LDO

Mobilização
Servidores iniciam hoje grande marcha a Brasília

Unafisco alerta para tentativa de golpe em São Paulo

Nota de falecimento
Andes promove seminário sobre organização dos trabalhadores
 
FISCAIS EM AÇÃO
AFRFs apreendem ônibus de sacoleiros em operação nacional
 

Boletim em
formato word