-->


Home
Brasília, 18 de outubro de 2004

ANO IX

Nº 1742

 

 

Assembléias locais analisam a partir de hoje teses do Conaf 2004

A partir de hoje até a próxima sexta-feira, dia 22, as delegacias sindicais e representações do Unafisco Sindical deverão promover assembléias-gerais locais para a análise e aprovação das teses apresentadas para o Congresso Nacional dos Auditores-fiscais da Receita Federal (Conaf).

Até o momento foram recebidas 55 teses, mas poderão ainda chegar, pelo correio, teses enviadas até o último dia 8 de outubro. As 57 propostas de alterações estatutárias recebidas até agora também deverão ser discutidas e aprovadas na Assembléia Nacional que deverá ocorrer no dia 4 de novembro, conforme previsto pelo calendário aprovado pela comissão do Conaf 2004.

Na Assembléia Nacional a categoria irá também eleger os delegados e observadores que irão participar do IX Congresso, a ser realizado entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro em Brasília.

O desafio proposto aos colegas ativos e aposentados no IX Conaf foi elaborar teses a partir do tema "Justiça e Ética no Sistema Tributário e na Administração Pública". Os trabalhos, que podem ser coletivos e individuais, estão divididos nos temas: Estrutura, Organização e Gestão Sindical; Justiça e Ética no Sistema Tributário; Ética na Administração Pública; Ética e Política, Ética Sindical e matérias ligadas à economia e finanças.

INÍCIO

DENÚNCIA À OEA
Unafisco reúne entidades para discutir taxação de aposentados

Na próxima quarta-feira, o Unafisco Sindical realizará mais uma reunião com o advogado Paulo Lopo Saraiva, que patrocinará a denúncia à Comissão Interamericana da OEA sobre a taxação dos servidores aposentados e pensionistas, advinda com a reforma da Previdência aprovada no ano passado. No dia seguinte, 21/10, às 10 horas, também na sede do Sindicato, haverá uma entrevista coletiva à imprensa com a participação de todas as entidades que estiveram na reunião e do advogado. Foram convidadas a participar Andes-SN, Fasubra, Anpaf, Fenafisp, ANPR, Fenafim, Anajur, Feipol, Anfip, FESSP-ESP, Aposfub, Mosap, Assissefe, Sindilegis, Cnesf (GTaposentados), Sinait, Condsef, Sindiquinze, CVM, Sindireceita, Conamp, Sinprofaz, Febrafite, Unacon e Fenafisco.

INÍCIO

1º DIA DA OFICINA NO RJ
Colegas debatem papel do Sindicato diante da atual conjuntura

A terceira oficina sindical do Unafisco, realizada em Teresópolis (RJ), teve início na última sexta-feira, com dezenas de colegas da região Sudeste e de outras partes do país debatendo o papel do Sindicato diante da atual conjuntura.

O presidente em exercício da DEN, Marcello Escobar, fez a abertura dos debates. Na ocasião, provocou a oficina sobre o caminho que o Sindicato deve seguir, o qual teria de considerar como traço marcante da conjuntura a hegemonia do atual governo. Também estiveram presentes no evento, representando a DEN, os diretores Ivone Rota Pereira (Administração), Pedro Delarue (Assuntos Parlamentares), Rogério Calil (Defesa Profissional) e ainda o membro do Conselho de Gestão, Amilton Lemos.

O colega Gustavo Barbosa Coelho, que é também é vice-presidente da DS/Uruguaiana, considerou produtivo o primeiro dia do encontro. Ele afirmou que a oficina atendeu a sua expectativa de proporcionar mais aprendizado sobre a atividade sindical. "Já deu para clarear, nesse primeiro dia, qual o papel do Sindicato diante do quadro vivido hoje", analisou.

Amanhã, noticiaremos como foi o segundo e último dia da oficina de Teresópolis. O quarto e último evento do gênero em 2004 será realizado nos próximos dias 22 e 23 em Campo Grande (MS).

INÍCIO

Comissão analisa projeto que reduz IR sobre venda de bens

Está na pauta da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados o projeto de Lei 4.148/04, do deputado Robson Tuma (PFL-SP), que garante que o Imposto de Renda só seja cobrado, nos casos de venda de bens, sobre os ganhos reais (acima da inflação) obtidos. Dessa forma, elimina-se a incidência do tributo sobre a parcela correspondente à atualização monetária dos valores recebidos em função de variações inflacionárias. O projeto tramita em caráter conclusivo na comissão e aguarda indicação de relator.

Numa análise preliminar, o diretor de Estudos Técnicos do Unafisco, Pedro Onofre Fernandes, acredita que, caso seja aprovado, o projeto poderá ter impacto positivo, desonerando a classe média. Isso porque, quando o contribuinte vende um bem, tem de pagar imposto sobre a diferença entre o valor de compra e o de venda, sendo que, muitas vezes, a diferença refere-se apenas à inflação do período, não representando um ganho real.

INÍCIO

Nota de Falecimento

É com pesar e manifestações de solidariedade que a DS/Maceió comunica o falecimento do AFRF aposentado Paulo Serapião Calheiros, ocorrido no dia 13 de outubro, em Maceió/AL.

INÍCIO

DIRETORIA EXECUTIVA NACIONAL

 

ESPAÇO DAS DSs

DS/Passo Fundo realiza jantar de confraternização

A DS/Passo Fundo realizou na última sexta-feira um jantar de confraternização para promover a integração entre os colegas e comemorar a criação da delegacia. A DS foi criada oficialmente no dia 30 de setembro, data em que foi eleita e tomou posse a primeira diretoria, presidida pelo colega Rogério Antenor Müller. A comemoração contou com a participação do diretor-secretário da DEN, Rafael Pillar.

Distante 300 quilômetros da capital gaúcha, Passo Fundo era representação da DS/Porto Alegre. "A distância e um número razoável de filiados que temos aqui nos incentivaram a criar a delegacia, a caminhar com nossas próprias pernas, pois temos condições para tanto", explica Rogério Muller. A mais nova DS do Unafisco tem 52 filiados: 30 ativos, 17 aposentados e cinco pensionistas.

Os colegas de Passo Fundo iniciaram a nova trajetória com gás. Já começaram a discutir a campanha salarial para o próximo ano e as questões de interesse da categoria. "Estamos discutindo questões como a atividade de risco, o aumento da indenização de transportes e das diárias, assuntos que precisam ser resolvidos com urgência", destaca Rogério Muller. Ele tem boas perspectivas para sua gestão. "Acho que faremos um bom trabalho", prevê.

INÍCIO


 

 

DENÚNCIA À OEA Unafisco reúne entidades para discutir taxação de aposentados

1º DIA DA OFICINA NO RJ Colegas debatem papel do Sindicato diante da atual conjuntura
Comissão analisa projeto que reduz IR sobre venda de bens
Nota de Falecimento
  
ESPAÇO DAS DSs

DS/Passo Fundo realiza jantar de confraternização

 

Boletim em
formato word